Ficha de visita de imóvel à venda: o que é e qual a sua importância

11/01/2023min de leitura

O setor imobiliário é um dos que mais sofrem alterações no mercado e, por isso, exige que seus profissionais se mantenham sempre atualizados sobre o funcionamento das negociações nessa área. Logo, é preciso entender os processos e desenvolver as estratégias que otimizem as atividades relacionadas ao setor. Um dos pontos mais importantes e pesquisados para os corretores é sobre a comissão de corretagem finalizada.


Todos sabemos que a imobiliária ou o corretor de imóveis só recebe quando há venda, ou seja, sem venda, sem comissão. Mas o que acontece muitas vezes é o corretor apresentar o imóvel de um cliente para um possível comprador e estes fecharem negócios posteriormente sem consultar ou avisar o profissional. Dessa forma, o corretor não recebe sua comissão e seu esforço para realizar uma venda se torna totalmente desnecessário. 


Em média, o percentual de ganho é de 6% e pode mudar conforme o tipo do imóvel. Por isso, é sempre importante consultar as atualizações das tabelas disponibilizadas pelo CRECI do local onde o corretor opera. Porém, tudo isso pode ser evitado com a ajuda de uma ferramenta muito simples, mas não muito usada: a ficha de visita de imóvel. Apesar de ser um documento opcional, essa ficha é um importante guia de operações no trabalho do corretor, principalmente para quem trabalha de forma autônoma. 


Esse documento ajuda na organização da rotina profissional e na segurança das transações, pois a ficha de visita tem validade jurídica. Por isso, esse documento é indispensável no processo de negociação de imóveis. Se você ainda não está familiarizado com o termo ou gostaria de conhecer mais sobre, a Nova Época Imóveis preparou esse post explicando o que é esse documento, como ele funciona e porque ele é indispensável para os corretores. Em caso de dúvidas ou para mais informações, fale com um dos nossos corretores no nosso site ou nas redes sociais!


O que é a ficha de visita de imóvel?


A ficha de visita de imóvel é, nada mais nada menos, do que um documento onde ficará registrado a visita do corretor junto de um possível comprador de um imóvel. Assim, fica documentado quem visitou e por meio de qual corretor ou imobiliária a visita aconteceu. Esse documento contém as principais informações do cliente visitante, do corretor e do imóvel, incluindo data e hora da visita, além de contar com as respectivas assinaturas. 


Ter essa ficha completa é fundamental não somente para otimizar as visitas e esclarecer dúvidas em relação ao bem, mas também para munir o corretor de segurança jurídica caso ele precise comprovar algo judicialmente depois. 


Qual a importância dessa ficha?


O principal objetivo da ficha de visita de imóvel é comprovar que o corretor iniciou a negociação e realizou a visita ao imóvel junto do cliente. Para o profissional imobiliário, esse documento é indispensável para provar que ele realizou seu trabalho e protegê-lo nas situações em que seu trabalho for contestado. Resumindo, caso uma das partes envolvidas na negociação queira dispensar o corretor, ele pode ir atrás dos seus direitos com essa comprovação e exigir sua comissão.


O que fazer caso o cliente não queira assinar a ficha de visita de imóvel?


É mais comum que do podemos imaginar compradores serem resistentes quanto à assinatura desse documento. Por isso, os corretores acabam deixando-o de lado para não perder a venda. Mas, afinal, o que pode ser feito para que o comprador assine a ficha de visita? O primeiro passo é tentar entender o comprador e o real motivo da recusa da assinatura desse documento.


Muitas vezes, o comprador alega que não quer assinar por medos relacionados à segurança das suas informações. Por isso, antes de você já receber um não, procure tomar algumas atitudes que vão gerar confiança e segurança no comprador, evitando essa situação. Mas no caso da recusa, existem duas formas de resolver o problema:


1. Reveja sua ficha de visita


Será que sua ficha está muito invasiva? Informações básicas, como o nome completo do comprador, o RG, o CPF, o endereço do imóvel a ser visitado e o nome do corretor que irá mostrar a propriedade já são o suficiente. Logo, não há a necessidade de pedir nome do pai, mãe, endereço, idade, data de nascimento, entre outras informações que podem ser consideradas invasivas. 


Dessa forma, você pode evitar um desconforto por parte do comprador e o relacionamento entre os envolvidos não é prejudicado. Portanto, procure fazer uma ficha de visita simples, até porque deixar o comprador confortável vai aumentar suas chances de efetuar, de fato, uma venda. 


2. Passe segurança ao comprador


Uma boa ideia é, antes da visita, procure ligar para o comprador e conversar com ele. Muitos compradores ficam receosos, pois só tiveram contato com o corretor por mensagens de texto ou e-mail, nunca o ouviram nem o viram. Durante suas conversas por mensagens, procure enviar suas avaliações do Google ou da sua rede social profissional, assim, ele verá que você realmente existe e que outras pessoas confiam em você.


Caso, ainda assim, você perceba que ele não se sente seguro, você pode fazer uma chamada de vídeo para que ele te veja e vocês conversem. Dessa forma, vai ficar bem menos difícil de ele ficar receoso. Mas e se, mesmo assim, ele se recusar a assinar a ficha no dia da visita? Esse é o momento de ficar ainda mais ligado, pois o comprador pode ter passado por algo que o traumatizou e tenha muito medo de fornecer seus dados ou assinar algo. 


Mais uma vez, o diálogo tranquilo é sempre bem-vindo. Procure explicar que a ficha de visita faz parte do seu trabalho, pois ela comprova ao proprietário os compradores que o profissional está levando para conhecer o imóvel e que você precisa que ela seja preenchida e assinada porque faz parte do processo de visitas, assim como de vendas. 


Como se resguardar ao mostrar o imóvel sem a assinatura da ficha de visita?


O mais seguro é sempre ter a ficha de visita assinada, no entanto, se isso tem sido impossível para você, existem outras formas de se resguardar sim. Quando você começar o primeiro contato com o comprador, por exemplo, já comece a registrar tudo, pois, caso ele não assine, você já tem as informações que precisa. Use conversas no WhatsApp ou no e-mail como prova, por exemplo. 


Caso precise usar em juízo, leve o histórico das conversas em um cartório e peça para fazerem uma Ata Notorial delas, isso já dará o valor jurídico necessário para que elas valham como prova. Você também pode usar a agenda do celular, criando um evento, que seria a visita, colocando o dia e o horário, além do e-mail do cliente. Assim, o comprador irá receber no e-mail dele um lembrete da visita. Caso ele aceite o convite para a visita, você terá mais uma evidência para comprovar que realizou o trabalho. 


A Vistoria Digital é outra ferramenta eficiente para o trabalho do corretor, especialmente quando o assunto é aluguel de imóveis. O processo de vistoria é indispensável para garantir uma boa relação entre locatário, inquilino e intermediador. Por isso, conhecer mais afundo o processo e poder usufruir de uma ferramenta digital capaz de otimizá-lo vai ajudar a tornar a negociação mais eficiente. 


Antes de montar essa ficha, não se esqueça de conferir as recomendações específicas para este documento feitas pelo CRECI do estado onde as atividades estão sendo realizadas. Isso é essencial para garantir o uso oficial e jurídico desse documento. 


A Nova Época Imóveis espera ter esclarecido possíveis dúvidas com relação a esse assunto, mas caso ainda reste alguma ou se quiser saber mais a respeito, entre em contato com um dos nossos corretores! E não deixe de conferir nosso blog para conteúdos parecidos. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":